Sobre morar no exterior 

Posso já ter falado, mas como não me recordo, falarei novamente.

Tenho miopia alta, bem alta. São 8,5 graus de miopia mais 2 de astigmatismo no olho direito, que é o mais cego. Isso gera uma quantidade razoável de bullying.

Fui sempre  baixinho durante a infância. Era sempre um dos menores da sala. Isso gera também  mais uma dose de bullying.

Para completar sou descendente de orientais. Tive uma infância que não é memorável. Sofri a minha cota de bullying. 

Aí ultimamente vejo bastante conhecidos buscando morar nos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Inglaterra. Isso não me desperta interesse porque penso que teria que passar por uma nova rodada de bullying. 

Fico imaginando que vão zoar meu sotaque, minhas roupas, meu corte de cabelo… Sei que tem boas oportunidades e que o pessoal está até indo bem de vida, mas não, obrigado.

Atualmente não sofro mais tanto esses maus bocados, mas sei que vocês como meus descendentes passarão por isso. 

Irão ouvir uma série de desaforos:

– volta pro Japão!

– conheço um japonês lá no mercado perto de casa, será que é seu parente?

– você é chinês, japonês ou coreano?

– vocês comem comida japonesa todo dia? 

– arigato (aí a pessoa puxa os olhos para ficarem esticados)

– e aí jaspion, beleza?

E a gente vai ouvir de todo mundo sem poder responder, pois crime de racismo é só contra os negros, asiáticos não vejo nenhuma notícia nesse aspecto. 

Todos passaremos, aguentem firme, ok? Na infância é pior, depois aprendemos a suportar.

Beijos e abraços 

Deixe um comentário

