Pocotó

Nesse momento de fim de ano me recordei de umas férias minhas que passei com meus parentes do interior. Eu devia ter uns 14 anos aproximadamente.

Adorava ficar lá com eles, eles eram mais velhos que eu, faziam coisas que eu não fazia, corriam mais rápido, eram mais fortes e judiavam de mim.  Ainda assim eu era besta e gostava deles.

Um belo dia fomos fazer um passeio de cavalo. A experiência é bem legal, bem diferente da nossa realidade na cidade grande. Primeira coisa que você nota é que o ambiente é fedido, depois que é sujo, os cavalos fazem cocô no meio da caminhada. Depois ou você se acostuma ou se isola, porque os mais velhos não estão ligando para você.

Me entregaram o cavalo todo montado e pronto para o passeio. Caso vocês não saibam, nós montamos no cavalo em cima de uma sela ( um banquinho com apoio para os pés ), tem também a rédea ( a cordinha para frear, fazer curva, que fica presa na boca do animal). Depois disso foi um “se vira” e todos saíram cavalgando.

No começo sentimos insegurança, pois ficamos numa altura de mais de 2 metros do chão. Depois de umas voltas a bunda começa a doer, existe toda uma manha para cavalgar sem bater a bunda na sela. Só depois que vem a sensação boa de sentir o vento na cara e o contato com a natureza. E é bem gostoso, a lembrança ainda é bem nítida.

Quando eu achei que dominava, pedi para andar no cavalo do meu primo. Era um bicho bem mais rápido, e ao mesmo tempo, bem mais bravo. No que eu montei, ele disparou com tudo, eu bati a cabeça nos galhos de uma árvore. Achei que cairia na hora, mas continuei. Aí o cavalo correu em direção ao barranco numa velocidade de arrepiar. Achei que ele queria se suicidar, porque não diminuiu por conta própria. Ele parou porque eu puxei a rédea com toda a força que eu tinha. Ficamos muito perto da beirada. Prometi para mim mesmo não montar mais nesse cavalo até o fim da viagem.

Pensando bem eu acho que esta foi a última vez que montei à cavalo. Já se passaram mais de 20 anos. Preciso fazer isso novamente, estou com saudades.

Beijos e abraços.

Deixe um comentário

